webmail | Leish-L
CLIOC • Coleção de Leishmania
Devido a sérios problemas orçamentários, informamos que a CLIOC está com alguns de seus serviços fechados por tempo indeterminado, sendo:
  1. Doação de amostras;
  2. Caracterização sem depósito.
Caracterização com depósito somente serão atendidas dentro do escopo do serviço do Laboratório de Referência (apoio aos órgãos responsáveis pela vigilância epidemiológica das leishmanioses no país e no exterior). Permanecem abertos os serviços de Treinamento de Recursos Humanos e Solicitação de Informação / Procedimento.

Depósito de culturas

A CLIOC continuamente expande o seu acervo, encorajando o depósito de cepas de Leishmania isoladas de diversas fontes e regiões geográficas, derivadas de projetos de pesquisa acadêmica ou pelos serviços de saúde do país. Um intercâmbio ativo de material com instituições de pesquisa e outras coleções de microrganismos no país e no exterior é um foco importante da Coleção. Solicitações de depósito são submetidas a uma análise crítica prévia pela CLIOC para verificação de enquadramento no escopo do acervo. Cepas de Leishmania associadas a trabalhos científicos publicados ou em preparação, isolados de biomas característicos do país, que representem o amplo espectro das manifestações clínicas observadas nas leishmanioses, que estejam sendo utilizadas em projetos de desenvolvimento de vacinas e/ou kit diagnóstico e em projetos genoma, são altamente relevantes para o acervo. As culturas enviadas para depósito devem ser transportadas obedecendo as normas de transporte de material biológico em vigor. Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com a equipe da CLIOC ().

Todas as amostras recebidas pela CLIOC são mantidas em cultura até a finalização do processo em meio bifásico contendo meio líquido Schneider para Drosophila (SIGMA) com 10% - 20% soro fetal bovino e meio NNN (ref) como fase sólida. A CLIOC utiliza na sua rotina de operações metodologias de preservação padronizadas e adotadas pelas coleções de culturas associadas à rede CABRI (Common Access to Biological Resource Information). Todas as amostras depositadas na CLIOC são preservadas por meio de ultra-congelamento a -190º C, em Nitrogênio líquido.


Categorias de Depósito na CLIOC

Depósito Aberto: O material biológico disponibilizado pelo depositante passa a ser de responsabilidade da coleção e de acesso público, sendo permitida a sua distribuição. O material biológico depositado passa a integrar a coleção por tempo indeterminado.

Depósito Restrito: Durante a vigência do tempo acordado de depósito, a coleção somente poderá distribuir o material biológico depositado mediante autorização do depositante. Finalizada a vigência acordada, o material biológico passa a ser de responsabilidade da coleção, que poderá distribuí-lo sem consulta prévia ao depositante. O depositante pode solicitar a renovação do depósito por tempo acordado entre ambas as partes, entretanto, caso o depósito não seja renovado no prazo estabelecido, o material biológico passará a ser de responsabilidade da coleção, inclusive podendo disponibilizá-lo para acesso público. Caso o depositante não tenha interesse na renovação do depósito, o material biológico poderá ser destruído ou devolvido ao depositante, desde que este arque com os custos do transporte.


Depósito Fechado: Durante a vigência do tempo de depósito acordado, o depósito terá caráter confidencial, sendo vedada a distribuição do material biológico. Finalizada a vigência do tempo de depósito, o material biológico passa a ser de responsabilidade da coleção, que poderá distribuí-lo, sem consulta prévia ao depositante. O depositante pode solicitar a renovação do depósito por tempo acordado entre ambas as partes, entretanto, caso o depósito não seja renovado no prazo estabelecido, o material biológico passará a ser de responsabilidade da coleção, inclusive podendo disponibilizá-lo para acesso público. Caso o depositante não tenha interesse na renovação do depósito, o material biológico poderá ser destruído ou devolvido ao depositante, desde que este arque com os custos do transporte.

Caracterização Taxonômica de Leishmania

A CLIOC realiza serviços de caracterização taxonômica de Leishmania por MLEE, possibilitando assim a identificação de todas as espécies de Leishmania reconhecidas. Este serviço pode ser oferecido independente da solicitação de depósito (no caso, as amostras tipadas não são depositadas na CLIOC).


Formulário para Caracterização e/ou Depósito de Cepas

Distribuição de culturas

A CLIOC fornece cepas de Leishmania para instituições públicas, sejam de pesquisa, serviços, ensino ou indústrias. Por razões de segurança e saúde pública, linhagens não são enviadas para endereços particulares. Todos os pedidos deverão ser formalizados por carta ou fax, com uma explanação breve da utilização pretendida para o material, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a amostra requerida.

A CLIOC pode, em acordo com o depositante ou não, não disponibilizar todo o acervo de acesso público. Isso acontecerá quando as amostras fizerem parte de projetos de pesquisa desenvolvidos pela própria Coleção.

As cepas só são distribuídas como culturas ativas.

A distribuição das culturas obedece às normas de transporte de material biológico em vigor.

Formulário para Solicitação de Cepas

Treinamento de Recursos Humanos

A CLIOC disponibiliza treinamento especializado de recursos humanos atendendo a demanda de instituições públicas de pesquisa e ensino ou setores da indústria, nos segmentos de: Cultura de Leishmania; Manutenção e Preservação Parasitária; Caracterização Bioquímica; Caracterização Molecular; e Gestão da Qualidade em Coleções Microbiológicas.

Formulário para Solicitação de Treinamento de Recursos Humanos

Consultoria

A CLIOC oferece consultoria em várias áreas do conhecimento, incluindo em atividades que envolvem propagação e preservação de cepas, assim como medidas de biossegurança ou na organização de coleções ex-situ (estruturação, operação e avaliação da conformidade de material biológico), além de estudos taxonômicos de microrganismos e aprimoramento de testes diagnósticos específicos. Mais informações e solicitações sobre consultoria podem ser solicitadas através do e-mail da coleção ().

Solicitação de Informação / Procedimentos

A CLIOC fornece a seus clientes dados associados aos microorganismos disponibilizados em seu catálogo, bem como procedimentos operacionais padrões (POPs) relacionados aos serviços prestados pela Coleção.

Formulário para Solicitação de Informação / Procedimentos


© 2017 Coleção de Leishmania, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz